Coordenador : Luise Gomes da Motta
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389231.2201.80233.17022023
Departamento/Setor: MOT
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : alunos de cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia e toda comunidade acadêmica, assim como profissionais dentistas recém-formados, auxiliares e técnicos em saúde bucal.
Local de atuação: Faculdade de Odontologia da UFF
Objetivo
Geral: O objetivo geral deste trabalho é elaborar uma ferramenta de ensino que integre o conhecimento prático e teórico dos Materiais Dentários da Faculdade de Odontologia da UFF, facilitando a compreensão e fixação do conteúdo, através de um ebook com informações teóricas, ilustrações didáticas e QR Code com os vídeos das manipulações, fornecendo informações atualizadas e complementando a formação na área, de forma que atenda aos princípios do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Específicos: Aprofundar o conteúdo, através da visualização da aplicação de diferentes materiais odontológicos. Desenvolver habilidades práticas devido a possibilidade de repetição pelo uso do guia. Promover o conhecimento para seleção adequada dos materiais pela sedimentação de conceitos que inter-relacionam teoria e prática. Elaborar um material de estudo que possa ser utilizado durante a vida acadêmica e profissional. Fornecer um guia prático que possa ser utilizado on-line para acesso em qualquer hora e situação.
Resumo
A disciplina de Materiais Dentários faz parte do início da formação do aluno estando presente no terceiro e quarto períodos da graduação de Odontologia com turma teórica e prática. Assim os alunos possuem uma dificuldade de consolidar alguns conteúdos já que não contam com muita vivência no mundo odontológico. Na época da pandemia, com o ensino on-line, observou-se ainda mais a necessidade do aluno de um material da disciplina que possa ser acessado em qualquer lugar e horário para fixar o conteúdo, tirar dúvidas e reproduzir as atividades práticas mesmo estando longe do professor e do monitor. Esse projeto tem como objetivo desenvolver um guia prático com conteúdo teórico e toda parte prática da disciplina fazendo com que o aluno possa sedimentar o conhecimento aprendido e reproduzir as técnicas de manipulação quantas vezes forem necessárias. Para isso, além do texto serão utilizados gráficos e figuras, referências bibliográficas e qr code com filmes das técnicas de manipulação. Esse guia prático será disponibilizado na internet, beneficiando não apenas os alunos da disciplina, mas também outros alunos de graduação e pós-graduação em Odontologia, toda comunidade acadêmica, profissionais dentistas recém-formados, auxiliares e técnicos em saúde bucal, que poderão obter informações atualizadas e baseadas em evidências científicas.